Compras seguras pela internet na Pandemia

Dicas para não fazer bobagem na hora de comprar pela internet. Saiba os principais pontos que você tem que ficar atento para não cair em armadilhas nas compras online.

atenção para evitar fraudes e roubos de informações bancárias.

á algumas dicas de segurança para o uso do comércio online.

, produtos não entregues, cartão de crédito e senhas roubadas

  1. Desconfie de grandes descontos

Sempre desconfie de promoções e ofertas com preços fora do normal, descontos absurdos podem indicar fraudes.

Fique atento para não cair nas falsas promoções. “Quando a esmola é grande o Santo desconfia”.

  • Pesquise o valor do produto antecipadamente

Veja o preço do produto antes, muitas vezes os comerciantes aumentam o preço e depois voltam ao valor normal só para simular uma oferta. Cuidado para não pagar pela “metade do dobro”.

No dia da Black Friday confira os preços. Você pode encontrar a melhor oferta por meio de aplicativos de comparação de preços, como o Buscapé, Escolha Segura e o aplicativo ZOOM.

No geral esses aplicativos avisam quando o produto está com valor que você quer pagar, e só indicam lugares de compra segura.

  • Compre em lugares confiáveis:

Prefira comprar em lojas idôneas, que já tenham nome no mercado, empresas sérias que já estão no mercado há anos, bem como,  Wallmart, submarino, Shoptime, Magazine Luiza, Casas Bahia, Ponto Frio, Amazon, Carrefour, Mobly, Westwing, e tantas outras.

Não quer dizer que elas não podem dar problemas, mas aqui você pode reclamar e resolver o problema com uma empresa responsável, e pode ter o seu dinheiro de volta.

  • Pesquise a reputação da loja

Fique atenta a reputação do vendedor, procure a opinião de outros usuários antes de fechar o pedido, veja se a empresa cumpre o que promete, seja com prazos ou qualidade do produto.

 O site Ebit mede a reputação das lojas virtuais por meio de pesquisas com consumidores reais, gerando dados estratégicos e táticas para o mercado online. https://www.ebit.com.br/reputacao-de-lojas?s=

O Procon criou uma lista de lojas não recomendadas. (Clique) A lista negra das empresas que tem um nível muito alto de reclamação, não respondem aos seus clientes ou que não foram encontrados. Conheça a lista completa – Lista negra do PROCON (http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php)

Você também pode pesquisar se a empresa tem reclamação no RECLAME AQUI https://www.reclameaqui.com.br/, uma das maiores páginas voltadas para que os consumidores deixem suas opiniões e quais problemas tiveram.

Caso a empresa tiver reclamações resolvidas é um sinal de que a empresa está atenta a resolução dos problemas, se preocupando em responda um cliente já existente. Se a empresa não tiver nenhuma reclamação é sinal de que a loja pode ser clandestina.

  • Verifique a segurança do SITE

Antes de efetuar uma compra em um site, é essencial conferir se a página é segura para inserir os seus dados, para isso verifique se o site tem certificado digital e oferece conexão segura.

O site deve conter o nome da empresa, endereço físico e demais informações necessárias para que o fornecedor possa ser localizado e contatado.

Veja na URL se o endereço da página está em HTTPS – O “s” indica que o site é criptografado e oferece um nível maior de segurança.

Se a segurança do site não é boa as chances de você tomar um calote ou ter seus dados roubados são grandes.

podendo ter o seu CPF, dados do cartão de crédito e informações pessoais vazadas. E cartões clonados.

Veja se o endereço do site é o correto, tenha atenção ao endereço do e-commerce. Pode ocorrer casos de fakes muito parecidos, trocando somente uma letra, a última palavra antes do .com tem que ser o nome da loja.

Lembrando esses procedimentos não são somente para a Black Friday e sim para qualquer compra online, sempre verifique se a loja é confiável com entregas e prazos, e também se ela mantem seus dados pessoais seguros, assim você diminui os riscos de problemas.

Se você gostou do post, aproveite para assinar nossa newsletter e receber todas as novidades do blog em primeira mão no seu email!

Sem internet na pandemia

PROBLEMAS COM INTERNET (INTERNET LENTA ou FORA de SERVIÇO)
Em tempos de quarentena a internet está com velocidade quase de tartaruga na cidade toda.
Mas isso não é permitido. A velocidade da internet não pode ser inferior a 80% da contratada.

🤔Mas como sei a velocidade da minha internet?
📡Você pode verificar a velocidade da sua internet no site Brasil Banda Larga http://www.brasilbandalarga.com.br/bbl/

Se a velocidade for menor que a contratada, REIVINDIQUE um abatimento na sua fatura pela não entrega do serviço.

E se você tiver algum dano causado pela lentidão ou falta de internet, por exemplo, não conseguir entregar um trabalho ou fazer uma reunião online, cabe ajuizamento de ação por descumprimento da oferta da operadora e indenização.⚖