Nossa história na advocacia previdenciária
Como comecei a atuação como advogada no Direito Previdenciário em Manaus
Sou JULIANA BRENA FONSECA MESQUITA, advogada desde 2004, comecei a atuar com foco na Advocacia Previdenciária em 2020, em plena pandemia, ajudando algumas famílias a conquistarem pensão por morte.
Desde a faculdade meu objetivo era me aprofundar e me tornar especialista em um único nicho na advocacia. Não queria ser generalista, como um médico clínico-geral, o meu desejo é a especialização assim como o médico-cirurgião-vascular.
Resolvi me especializar em Direito do Consumidor e Imobiliário, e me aprofundei no assunto trabalhando na Assessoria de alguns condomínios em Manaus.
Na quarentena de distanciamento total em Manaus em março de 2019, tomei a decisão de não sair de casa devido a minha gravidez, me vi, sem prestar atenção, há alguns casos de pensão por morte devido a COVID/19.
Foi assim, que rapidamente conseguimos uma Pensão por morte, que estava paralisada há alguns meses. Fizemos a juntada dos documentos necessários nas exigências do MEU INSS online. E em poucos dias o benefício previdenciário foi concedido para a viúva e os filhos do falecido.
Eu lembro da sensação de satisfação por ajudar uma família com seu sustento. Jamais havia sentido algo nas causas de Direito do Consumidor e Imobiliário.
A partir desse momento, resolvi me dedicar totalmente às causas de Aposentadoria, Auxílio Doença, Pensão por Morte e Benefícios previdenciários.
Recentemente meu marido me lembrou que o meu querido tio Aldeneir Freitas), conhecido como Tio Lalá, sempre quis e sugeriu diversas vezes que eu atuasse no direito previdenciário. Meu tio me incentivava a ser advogada de aposentadoria em Manaus, contudo, na época que me formei dizia não para outras áreas, não quis.
Mas eu já havia escolhido o Imobiliário. Desde antes de formar ele vinha com os casos dele para mim, mas eu não sabia nada do assunto. Na época achava o Previdenciário muito complexo e acreditava que demorava muito o retorno financeiro, devido a dependência do INSS e Judiciário.
Dizia não para muitos clientes de aposentadoria, auxílio doença e benefício de prestação continuada.
Gostaria de contar para vocês um pouco da história do meu tio Aldeneir Freitas:
Tio Lala iniciou faculdade de Direito já com 50 e poucos anos, mas não concluiu por motivos financeiros e pela dificuldade da idade. No entanto, foi um defensor natural dos necessitados, ajudou muitas pessoas com suas petições extrajudiciais, isso mesmo ele fazia os requerimentos administrativos para o INSS, mesmo sem ser formado em Direito. Ele pesquisava as atualizações da lei e auxiliava quem precisava conseguir um benefício. Infelizmente e com dor no meu coração, um dos casos foi de pensão pela morte do meu tio.
Tenho orgulho do senhor meu tio. E sinto muitíssimo não ter te dado esse orgulho do senhor ver em vida eu batalhar na área que gostastes. Deixo aqui uma pequena homenagem a você que mora no meu coração.
Sempre estará no meu coração aquele que jamais deixou de lutar por seus direitos e dos seus.
Hoje me considero uma pessoa versátil com habilidades profundas no Direito Cível, experiência profissional com responsabilidade na Previdência Social, entendendo que a previdência é fundamental.
Dra. Juliana Fonseca Mesquita, OAB/AM nº 9331
120
165
14+
Nosso time
Juliana Fonseca
Sócia-fundadora